sábado, 27 de fevereiro de 2010

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dino Alves

DINO ALVES O enfant-terrible da Moda portuguesa nasceu em Arcos, Anadia, em 1967. Fez a sua formação em Pintura na Escola Superior Artística do Porto e posteriormente, um curso profissional de fotografia no INEF. Depois de uma passagem pela Cinemateca Portuguesa, faz uma primeira apresentação nas “Manobras de Maio” de 1994 e inicia colaborações para figurinos de teatro. Para além de participar em diversos acontecimentos de moda nacionais, cria a mise-en-scène para quatro desfiles de Ana Salazar e inicia as suas apresentações regulares na MODA LISBOA. Tem vindo a conceber guarda-roupa para publicidade, eventos de moda, lançamentos de produtos, concepção e styling para publicações e festas. Em 2002, inaugura um novo serviço de moda: HOSPITAL DA ROUPA S.O.S. DINO ALVES. Ao mesmo tempo que tem vindo a apresentar regularmente as suas colecções no evento de moda português de maior destaque, Dino Alves, um stylist por excelência, continua com os seus projectos de concepção de imagem, sendo responsável (por exemplo), juntamente com Filipe Faísca, pelas produções de moda das festas do espaço referência da vida nocturna e cultural de Lisboa, o Lux. Em Novembro de 2004 é convidado para participar na Bienal Internacional de Design de ST. Etienne em França. Várias marcas, como a Seat, a LG, a Whirlpool, a Red Bull associam-se a ele, afirmando o seu posicionamento na ModaLisboa. Continua, frequentemente, a criar figurinos para vários tipos de espectáculos de Teatro e Dança: Orgia de Pasolini no Teatro Nacional, Avalanche, de Ana Bola no Teatro Villaret, Paranormal de Miguel Fallabela e Companhia de Rui Lopes Graça. É responsável, por duas vezes, pela imagem dos participantes portugueses no Festival Eurovisão da Canção – RTP. Em 2008, cria o Styling para 2 catálogos de tecidos de decoração, um para a marca portuguesa Pedroso e Osório e outro, para a marca Italiana Promemória. Cria e produz a imagem do apresentador Herman José em 2 programas de televisão. Continua as suas apresentações regulares na Modalisboa. Participa no projecto CIN-REMAKE2008, intervindo num eléctrico da Carris. No final de 2008, cria e produz um “gift” para o evento de apresentação da nova garrafa, edição especial da Absolut Vodka, bem como o styling de todo o staff da festa.


OUT./INV.09/10









Prim./Verão 10






quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Balões e Autocolantes

Os balões já estão prontos para serem colocados na jaqueta assim como os autocolantes no vestido. O vestido que servirá de base para colar os autocolantes irá ser simples e justo as curvas do corpo para acentuar o dinamismo que os próprios autocolantes já criam. Para completar o figurino do vestido, estamos a criar uma jaqueta de manga comprida e utilizaremos os balões para fazer um efeito de franjas. Tentámos conjugar as cores dos balões com os autocolantes para produzir uma imagem mais homogénea ao figurino.









quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Colecção com reaproveitamento de materiais

A estilista Isabela Capeto faz parte do grupo cult da moda brasileira. Isabela inspirou-se no trabalho de Robert Rauschenberg (artista do expressionismo abstracto e pop art), reaproveitando tecidos e aviamentos, dando assim forma ao seu verão 2010. Segundo ela, é a capacidade de recriar que ajuda a superar crises, como a que vivemos agora.







terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

do sofá para o casaco.

Vamos reutilizar o tecido de um sofá que encontramos para criar um blazer de senhor. Iremos aproveitar a forma que os botões fazem nos almofadões, e coser um casaco inspirado nesse mesmo design. Ao fazermos esta peça com este tecido, vamos economizar nos custos como também minimizar trabalho na confecção do corte, pondo em prática assim todo o conceito do nosso projecto. Making trash, something beautiful!










As primeiras peças de roupa começam a ficar prontas

O vestido da cortina, o vestido dos autocolantes e o body das flores já estão cosidos. Agora resta-nos colocar os adereços para completar estas mesmas peças.




segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ecologic and Chic



Cada vez mais a moda preocupa-se com o meio ambiente e já são muitos os designers que se preocupam em criar produtos éticos e sustentáveis, não deixando a estética de lado.

A marca brasileira Melissa, internacionalmente conhecida e prestigiada, é amiga do ambiente. Procura aliar o design à ecologia, criando calçados de plástico 100% recicláveis e usáveis.

Outra designer que se destaca pelas suas iniciativas ecológicas é a estilista Marcia Ganem, que nas suas belas criações usa materiais como fibra de poliamida retirada de pneus de carros usados e de cintos de segurança.

moda & música

Christian Joy, actualmente é uma das maiores revelações da moda jovem americana. Auto-didata, chris aprendeu a costurar e criar moldes sozinha e hoje aos 36 anos, tem influenciado uma geração inteira de fãs da moda com o uso constante de materiais inusitados como luvas, canetas, macarrão, entre outros. Muitos dos seus trabalhos são criados para a vocalista dos Yeah Yeah Yeahs, Karen O. Vestidos exuberantes e excêntricos, cheios de cores e padrões são a imagem deste icone musical que confia inteiramente no bom gosto de chris. Críticos especializados referem-se a Karen O como "furacão" e "assustadora", como uma presença que incendeia o palco e o mundo da moda.

Este é um dos melhores exemplos de como a moda e a música caminham juntas, transformando estes dois universos em algo único.













quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010